top of page

41°09'07.7"N 8°35'54.8"W

P2

A proposta de caráter site-specific que nos foi apresentada, pretendia projetar uma ideia que tivesse sempre em mente a essência e as particularidades do espaço, tornando a intervenção pertinente e abordando noções básicas como o sentido público da obra, e tanto quanto possível questões de exequibilidade, localização e no fundo a dualidade entre permanência e passagem, decidi então partilhar um pouco das concepções iniciais que, apesar de não estarem presentes no projeto foram de grande importância.

sinopse>

abafando o pensamento do monumento que se impõe como construção pública desligada das dinâmicas naturais do espaço, impondo uma ditadura visual que não diz nada a quem por ela passa, comecei a pensar que elementos da rua são invisíveis ao transeunte que caminha despreocupado, mas que marcam as paisagens urbanas.

Esquecidas quando estão quase ocultas no pavimento ou mal lembradas quando por causa do tráfego elevado ou do excesso de velocidade das viaturas causam barulho, as tampas podem ser peças embelezadoras da paisagem urbana, como se pode encontrar em algumas zonas históricas de cidades patrimónios da UNESCO, quando nelas são gravados elementos representativos dos locais ou da cidade (monumentos e símbolos caraterísticos). De facto as tampas dos sistemas de saneamento, são elementos que na maior parte das vezes passam desapercebidos. A imagem que projetei, após um levantamento de registro de alguns destes elementos seria realizar um cópia de uma destas tampas, com vista à sua manipulação e reprodução.

Por outras palavras a tampa que tinha sido anteriormente alterada, iria ser recolocada no seu local de origem mas sujeita a uma modificação exteriormente, em primeiro lugar nas nomenclaturas que estas possuem relativas às empresas que as fabricam.

pesquisa>

Para uma reprodução mais fidedigna, contactei via e-mail, e telefonica diversas empresas de tratamento de residuos da zona do Porto e de Gaia para visitar as instalações de algum armazém municipal ou solicitar uma tampa que  não se encontrasse em uso para partir para o trabalho de reprodução.

concretizações>

na prática a aplicação das ideias que foram anteriormente mencionadas, não se concretizou rigorosamente como eu desejava, tendo isto sido um ponto a melhorar em projetos futuros. Depois de ter investido tanto tempo e recursos na implementação desta ideia que acabou por não se verificar - pelo menos por agora- decidi ir novamente à procura de algo que chamasse a minha atenção nas ruas da freguesia. Deparei-me então com uma rua com um nome no mínimo inusual, a Rua dos Abraços, pelo que recomecei a pensar o enquadramento da mesma na proposta.

O desenvolvimento desta segunda via para proposta está descrito no PDF abaixo disponibilizado.

behance-icon.png
bottom of page